06 novembro 2005

VOLEIBOL - DIVISÃO A1

RESULTADO NATURAL
A derrota por 3-0 (28-26, 25-17, 25-19) ocorrida perante a fortíssima equipa do Vitória SC é perfeitamente natural.
O plantel do Vitória onde pontificam jogadores como João Malveiro, Hugo Gaspar, Flávio Cruz e Eurico Peixoto, todos da Selecção Nacional, não permite muitas veleidades a qualquer equipa, fazendo a diferença nos momentos decisivos dos set's.
Contudo a nossa equipa conseguiu assutar no 1º set, discutindo taco a taco todos os pontos e obrigando o Vitória a puxar dos galões para fechar o parcial aos 28.
Só que mais uma vez as promessas que a nossa equipa fez no primeiro set, não foram cumpridas nos restantes.
Este facto tem que ser revisto, pois a quebra é por demais evidente e já não é a primeira vez que acontece.
Contudo, a equipa continua a demonstrar evolução e espera-se pelos jogos do nosso campeonato para aparecerem os resultados, não devendo no entanto ser enjeitada qualquer oportunidade para ganhar pontos contra os chamados grandes.
Como disse um dia o Prof. Luís Resende (treinador da Fonte do Bastardo) "não temos que andar a prestar vassalagem a ninguém".
De salientar que mais uma vez a nossa equipa apresentou no 6 base um jogador açoriano, Miguel Pacheco, que inclusivelmente foi o capitão, tendo realizado todos os set's.
Este facto tem que ser salientado, pois toda a nova política desportiva da Região aponta neste sentido e embora não cumprindo os critérios previstos na lei (4 jogadores nos 12 eleitos, mesmo que não entrem 1 segundo em jogo) os Antigos Alunos já realizaram dois jogos completos com 1 jogador no 6 base e a actuar em todos os parciais.
A equipa de arbitragem, embora sem nenhuma responsabilidade no resultado, tem que rever alguns critérios e atitudes que podem incendiar o público afecto à equipa da casa sem necessidade nenhuma, por serem interpretadas como tentativa de perseguição à equipa ou a algum jogador. Senão veja-se:
- o 1º árbitro advertiu 3 vezes o nosso jogador Lauvian por ter a camisola fora dos calções e não advertiu nenhuma vez, mesmo depois de alertado, o nº 15 do Vitória que jogou só o jogo todo na mesma situação;
- conseguiu inventar uma nova regra científica em que uma bola remata pelo Lauvian contra o bloco é projectada para fora e portanto o ponto seria nosso, foi convertida em ponto para o Vitória porque foi interpretada como o bloco é que atirou a bola contra o remate do jogador!!!
Para além disto, consideramos ser de uma enorme falta de sensibilidade por parte da Federação Portuguesa de Voleibol nomear árbitros da Terceira para jogos dos Antigos Alunos e de São Miguel para jogos da Fonte do Bastardo, quando todos sabemos que estas equipas lutam entre si e existe uma enorme rivalidade entre as duas ilhas.
A contenção de custos não pode justificar tudo, tendo em conta que se alteraram regulamentos para cobrar 7.500 euros pela inscrição de jogadores sem o conhecimento das equipas, valores que estas têm que pagar sem contestação possível...

14 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Parabéns pelo 1º sete, realmente foi muito bem jogado e a nossa equipa soube jogar de igual por igual, pena não ter continuado sempre no mesmo ritmo, mas nada de desanimar, vamos continuar a jogar com vontade porque os resultados hão-de aparecer.
Quanto ao Miguel Pacheco , parabéns e que continue a jogar, porque é lamentável ver uma equipa só com estrangeiros, e nos jogos efectuados em casa este foi o 1º a ter um Açoriano "em campo " a jogar.
Manuela Cabral

9:23 da manhã  
Blogger Simão Pfc Neves disse...

Parabéns Miguel é importante saber agarrar as oportunidades que nos dão e não desmoralizar à primeira contrariedade.
Foi pena estares lesionado (como se podia ver pela enorme ligadura na perna) no fim de semana do Marítimo e do Leixões, porque a história agora podia ser outra.
Força para o futuro e continua com humildade, garra e muito trabalho que consegues ir longe...

9:44 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Ontem vi só o 3º set, mas deu para perceber algumas coisas.
Em primeiro lugar o orgulho que é para nós açoreanos e praticantes de voleibol, ver um atleta como o Miguel que não tem ritmo de profissional (pois ele só consegue treinar quando a sua profissão o permite) a afastar para o banco outros jovens que têm a oportunidade durante a semana de evoluirem e de se prepararem melhor do que ele. Quem é bom é sempre bom. Força Miguel (só é pena ele não ter a "possibilidade" de ser profissional).
Quanto à equipa, custa-me dizer isto mas é verdade, aquilo não é equipa com vontade para vencer, é tão somente um grupo de 6 ALETAS PROFISSIONAIS de voleibol. Tanta falta de alegria e paixão pelo voleibol, e mais grave ainda, tanta falta de espírito de grupo. A força do grupo tem de ser sempre maior que a soma das parcelas.
Voleibol, não é só técnica também é grupo, e como diz o meu amigo Jack "é uma festa!". Divirtam-se em campo, de forma a que possam animar o público e acima de tudo se animem a vocês próprios.
Mais uma vez parabéns Miguel.

11:47 da manhã  
Blogger Simão Pfc Neves disse...

Aqui está uma grande verdade.
Sem alegria o voleibol é uma tristeza e se ninguém exige vitórias, pelo menos entreajuda, alegria e união são o mínimo que quem vai ao pavilhão quer ver.
E sabem uma coisa?
Tudo tem que começar de dentro do campo para fora, para depois recebermos a dobrar por parte do público.
E já agora, para a próxima que houver um jogo da Academia tenham a humildade de ir para a bancada puxar pelos atletas do vosso clube, porque é preciso dar para receber...
E não digam que não foram avisados.

3:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É natural perder com o Vitória de Guimarães que ainda não ganhou nada a nível nacional? Podem ter uma boa equipa este ano mas historicamente o que já conquistaram… Se falar-mos das vitórias que os AAA tiveram frente ao Esmoriz vice campeão nacional por 3-2 no ano do Adriano, frente ao castelo (campeão nacional 4 vezes seguidas até então) na ultima época por 3-1, então estamos a falar de feitos que deverão estar ao alcance só dos melhores, mas que saiba os AAA ainda não ganharam nada a nível nacional, assim como o Vitória de Guimarães. Temos que acreditar na nossa equipa.
Se calhar é devido a esse espírito que o clube este ano ainda não teve o sabor da vitória, mesmo frente a 3 adversário do “nosso campeonato”
Toda a gente fala que a equipa joga bem nos primeiros set e que a atitude nos sets seguintes tem que ser corrigida, vamos lá gente que o campeonato já começou e gente quer umas vitórias para festejar
Uma coisa que não gostei foi da referência ao Prof. Luís Resende. Onde anda o nosso treinador? Ah ele nos jogos difíceis é o primeiro a não acreditar na vitória, se mudasse a sua atitude e transmitisse aos seus pupilos energia positiva podia ser que tivéssemos um catalizador para ver os atletas a vibrarem do primeiro ao ultimo ponto do jogo, mas com um treinador que nos jornais diz numa semana que o objectivo é ficar nos 8 primeiros e lutar por uma posição Europeia vem depois dizer que alcançar um resultados melhor do que o do ano passado será muito difícil (7º lugar)…, para não falar como ele reage com os atletas quando estes erram, ele deve ser mesmo muito bom…
Há uma coisa que tenho que dizer, parabéns Miguel quer pela exibição quer pelo esforço que tens feito treinando todos os dias com a equipa pois mostra que és um profissional como todos os outros, agora só falta serem um grupo que deveria ser a primeira coisa e que deveria ser a primeira preocupação da equipa técnica
Vamos lá AAA que queremos festejar uma vitória no nosso pavilhão já no próximo fim de semana

5:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Queria apenas deixar aqui algumas questões para que possam ser comentadas:
- O grupo é novo e em construção, mas nos anos anteriores isso também se verificou ou não?
- Como é possivel que se verifique que poucos atletas joguem a 100% ou 90%? Ontem apenas vi um ou outro a jogar com verdadeiro amor à camisola (Miguel Pacheco)e com um desempenho espetacular. (salientando que não profissional a tempo inteiro no clube)
- Onde está o espirito da equipa?

Deixo aqui algumas criticas no sentido de melhorar a nossa equipa, pois custa-me ver a equipa a oferecer os 2º e 3ºsets mesmo com a desculpa que o adversário é mais forte.

Parabens Miguel Pacheco continua assim!!!

Força Antigos Alunos

RitX

6:34 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Obrigado a todos aqueles que viram de bom agrado a minha participaçao no jogo contra os "vimaranenses"!
quero aqui postar que concordo com quase todas as afirmaçoes anteriormente feitas em relaçao ao desempenho da nossa equipe este fds e em jogos antecedentes. É realmemte notória a falta de GARRA e VONTADE DE GANHAR por nossa parte e foram estes dois estados de espírito, a meu ver, que nos impediram até hoje de ganhar um jogo que fosse!
Ontem só consegui ver o último set da minha ex-equipe, a Academia, e foi bom ver que, para além da superioridade física e técnica da nossa parte, existia em abundância aquilo que na minha actual equipe tanta falta faz: o espírito de interajuda, alegria de jogar, vontade de ganhar e acreditar na vitória até ao fim, enfim, elementos que por si só já nos teriam arrecadado com certeza mais vitórias do que aquelas que temos até ao momento (0), porque em termos de capacidade física e técnica acho que nao estamos mal servidos!
Ontem também apercebi-me de um outro aspecto dentro do campo, o facto de alguns atletas justificarem o seu mau desempenho na falta de qualidade da acção anterior, pois passo a citar o que um amigo/colega nosso (futuro escritor de "best-sellers", silveira, o pedro) disse: "Um erro do colega nunca perdoou nem nunca justificará um erro meu." A todos os da minha equipe que agem como tal vou explicar-vos como se fossem mesmo muito burrinhos - amiguinhos, vós treinais para por a borracha no chao do outro lado! Se o amiguinho antes fizer asneira não adianta caír em cima dele! Corrigir o mal feito e daí conseguir fazer um ponto isso sim fará de ti um jogador com alguma qualidade! mkay pumpkin!
Quero aqui notar também que acredito nesta nossa equipe e acho que vamos, apesar deste mau início, conseguir bons resultados dignificando assim o nome do clube e da nossa região!
ACADEMIA vcs estão de parabéns, GOSTEI ENORME de ver-vos jogar meus ricos! Continuem a dar-nos (equipe A1)lições de como se joga por gosto e com alegria esta nossa modalidade! PARABÉNS!
Os meus agradecimentos também à equipe técnica pelo voto de confiança e à administração pelo enorme esforço despendido até hj para que o volei continue representando a região ao mais alto nível e em todos os escalões de formação
MPacheco

9:01 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Estava desejoso de colocar o meu comentário após ter visto o 1º jogo dos AAA. Pois, como jogador da Academia, foi a 1ª vez que vi o jogo. Estava à espera de um jogo mau, face aos resultados anteriores e comentários do público em geral. Quando vi o 1º set, fiquei abismado, pq não era bem aquilo que tinha contado. Gostei de ver a equipa jogar. Blocaram e defenderam bem. Depois, bem ai sim, foram por ali abaixo e foi uma razia!!!

Não se percebe este descalabro entre set´s, apesar de ser uma grande equipa (guimarães) há que conseguir manter um nível mínimo e esse ontem ficou longe de ser atingido! Espero sinceramente que as coisas mudem rapidamente, pois a vida não está a ficar fácil!! Não podemos deixar este ano o nosso principal adversário fugir, que é a Fonte bastardo. Os jogadores tem que dar muito mais pq são pagos pra jogar e não fazem mais nada durante o dia a não ser treinar e jogar. são profissionais. É pena que só o sejam de nome!!!!!!

Por mais incrível que pareça, o mais profissional que temos na equipa é o único que não o é na realidade, que é o nosso Miguel Pacheco. Fiquei muito orgulhoso de o ver a jogar mais uma vez no escalão principal do voleibol Português. À muitos anos que jogo voleibol com o Miguel e pra mim não foi surpresa nenhuma aquilo que ele demonstrou no sábado nas Laranjeiras. Sempre achei que ele era e é do melhor que temos nos açores. É pena que não possa dar mais, por motivos profissionais. Força Mike, mostra aquilo que sabes e irás longe!!

Mais uma coisa,

como jogador da Academia fiquei muito decepcionado de ver que nenhum dos atletas da equipa principal fosse ver ou apoiar a academia antes do jogo com o guimares. Mas depois vem pedir apoio ao público e esqueçem-se que muitos dos jogadores da academia SEMPRE foram ver e apoiar a equipa principal

Um abraço

Luís Carvalho

11:05 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

esqueci-me de salientar que o Marco Aurélio esteve o jogo todo a apoiar-nos, sendo desta forma o único jogador da equipa principal lá presente no jogo da academia

Um abraço

Luis Carvalho

11:24 da tarde  
Blogger Simão Pfc Neves disse...

Miguel,
Concordo com tudo o que vem no teu post.
Acho que tu és um veículo previligiado para impor isto no grupo de trabalho, ainda mais que és o capitão.
Este é o teu principal papel este ano, para além de dar o teu excelente contributo dentro do campo.
Mostra a todos que o verdadeiro profissional é o que dá tudo em prol do clube sem pensar no que tem a receber.
Por isto dá-me vontade de rir quando ouço as pessoas chamarem profissionais aos atletas só porque recebem dinheiro.
Eu sempre joguei com atletas que nunca receberam dinheiro e que sempre demostraram o que é ser profissional através das suas atitudes.
Querem exemplos:
Renato Santos, Mário Couto, Pedro Bombeiro, Paulo Ponte, Luís Magalhães, João Cordeiro, Rui Filipe, Eloy, Louro, André Leite, Jack, Ritch, Zadinga, Paparoca, Nicolau, etc...
O dinheiro não compra VONTADE, GARRA, ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO e INTER-AJUDA.
Profissional é o que quando perde, fica f... e nem consegue sorrir, quanto mais estar bem com a vida.
Miguel, mostra a estes gajos seja em Brasileiro, Português, Sérvio ou Extorquês qual é o caminho e exige que eles sigam por ele.
Da nossa parte estamos a fazer o mesmo...

10:32 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Desta vez jogamos bem, mas mesmo assim não deu.

Estamos em crise.

Alguém já percebeu porque não ganhamos pelo menos o primeiro set?

10:39 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

acho que não há muito que dizer!!!
não foipossivel ver o jogo mas pelo que li só resta mesmo arriscar um comentário à sorte!!!
BOA MIKE!!!ATIRA A TUA BOLA COM FORÇA!!!HEHEHE
Abraço mate boa sorte

2:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Porque o Marco Aurélio não joga?

3:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

se visses os jogos sabias se joga ou não...

10:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home